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quarta-feira, 10 de abril de 2013

O que você deve levar em consideração na hora de presentear com um vinho?


Quando iniciamos ADEGA cinco anos atrás, fizemos uma pesquisa sobre o índice de conforto que as pessoas sentiam ao escolher um vinho. Curiosamente, embora seja estranho, um dos momentos de maior insegurança era escolher um vinho para uma pessoa importante (um chefe ou cliente) que entendesse de vinho. Depois de 60 edições e milhares de indicações de bons vinhos, os leitores de ADEGA estão mais do que capacitados a enfrentar esse "desafio" com desenvoltura e alegria.
Entretanto, no decorrer desses anos, tivemos a oportunidade de conviver com centenas de enófilos, presenteá-los, aconselhá-los e discutir seus presentes com eles. Isso acabou por gerar um modelo mental para escolher vinhos para presente, que transformamos em dicas para você.

Por que presentear com vinho?

Vinho é um espelho da personalidade
O vinho é um presente sui generis por sua associação com cultura e savoir faire e, ao presentearmos com vinho, reconhecemos o presenteado como uma pessoa com estas características. Mas, o mágico, é que como se isso não bastasse, ao escolher um vinho para presentear, projetamos sobre nós estas mesmas características na percepção do presenteado.

Vinho é carregado de personalidade
Os presentes ideais trazem em si as características da relevância, do valor (financeiro ou afetivo), da personalização e envolvimento pessoal. Você perceberá que o vinho é um dos poucos presentes que permite tudo isso ao mesmo tempo.
Vamos exemplificar. Ao escolher um vinho, você pode trabalhar prioritariamente com cinco fatores de escolha distintos que detalharemos a seguir.

1 - Gosto pessoal do presenteado
Você reparou ou sabe (por seus encontros ou conversas) que a pessoa a ser presenteada tem uma predileção por um determinado tipo de vinho. Pode ser uma denominação de origem, um varietal (tipo de uva), uma vinícola, ou até mesmo um enólogo específico. Sendo assim, você pode:
- Escolher um vinho que impacte por sua escala de importância na categoria - poderia ser pelo preço, safra especial, nota elevada de críticos etc
- Ou por ser, ao mesmo tempo, bom e inusitado, como presentear um amante de Pinot Noir da Nova Zelândia com um Pinot Noir de uma região recentemente descoberta, como o Oregon, nos Estados Unidos, por exemplo.
Ao escrever o bilhete, cite o fato de o vinho ser de uma categoria de gosto do presenteado, sobretudo se seu objetivo for o segundo (proporcionar uma experiência diversa e curiosa sobre novas regiões). Mas, se seu objetivo for valorizar seu presenteado pelo preço do vinho, nunca faça menção a isso, obviamente.

2 - Gosto gastronômico
Se você conhece o prato predileto de seu presenteado, ou aquele que ele melhor prepara na cozinha, pode escolher um vinho que harmonize perfeitamente com este prato específico. Para ter mais certeza, uma consulta em OMelhorVinho. com.br com o nome do prato pode ajudá-lo, assim como a conversa com um bom sommelier.


3 - Cultura regional
O vinho, com seu conceito único de terroir, está intimamente ligado ao local onde suas uvas frutificaram. Nesse caso, as possibilidades são imensas, sendo a mais imediata a origem da família. Mas cuidado para não cair no óbvio de presentear com um vinho da região onde a pessoa vive. Nesse caso, opte por outro fator de escolha.
Além da descendência, você pode optar por dar um vinho de uma determinada região produtora por outros fatores. Se o presente é profissional, veja a origem da empresa onde o presenteado trabalha. Se for pessoal, você pode optar por presentear pela nacionalidade de um ídolo do presenteado. Que tal um vinho espanhol para um fã do tenista Rafael Nadal, ou da França se ele for fã de um ciclista vencedor do Tour de France? Outra forma interessante é presentear para lembrar de uma viagem inesquecível que presenteado fez.

Ao presentear com vinho escreva um bilhete de próprio punho para materializar a compreensão de seu processo de escolha

4 - Tema
Este padrão de escolha também é extremamente "personalizável". Alguns vinhos estão relacionados a certos temas quer por sua opção de nome e rótulo, por uma característica de seu produtor, ou até por homenagear alguém. Se o presenteado gosta de cinema, que tal um vinho da vinícola de Francis Ford Coppola? Que aliás, também serviria de presente a um fã de tubarões ou mergulho. Se o gosto for por golfe, que tal uma garrafa da vinícola de Greg Norman? Perceba que vários vinhos carregam associação à astronomia (ou até astrologia) como o Centauri da O'Fournier, por exemplo. Também há vinícolas de colecionadores de arte como The Hess Collection, ou vinhos com temas de música clássica como o Barolo Contrabbasso DOCG da Bava.

5 - Safras
Este fator é mesmo uma festa, e uma das maiores das personalizações. Você pode escolher presentear com um bom vinho (pois mesmo sem ser um grande vinho, sempre agrada) de uma safra que seja relevante para aquela pessoa. O ano do nascimento dos filhos, do casamento, do ingresso na empresa, ou o ano em que venceu um torneio de golfe, uma eleição, se formou ou foi promovido etc são bons motivos. O potencial desse padrão de escolha só não é infinito, pois as safras vão ficando cada vez mais antigas, raras e caras. Mas, você sempre pode trabalhar com fatos relevantes e recentes da vida do presenteado.

E o preço?
É ótimo e mais fácil presentear alguém com um vinho muito caro. Será certamente um sinal do quanto você valoriza a pessoa, mas isso está longe de tocar o coração de quem você presenteia. Um dos vinhos mais queridos que tenho foi produzido na safra de nascimento do meu filho, a partir de um vinhedo plantado no ano de meu nascimento, e que está longe de ser um dos mais caros ou longevos de minha adega.
Lembre-se sempre da questão da relevância e pessoalidade na hora de escolher. Você verá que os diversos padrões de escolha se misturam e se potencializam em um mesmo vinho. Mas, acima de tudo, pesquise, divirta-se e surpreenda.

Por: Christian Burgos
Fonte: http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/60/artigo187414-2.asp