Páginas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 12 de junho de 2012

O presente mais nojento que alguém pode receber




AQUELA PROFESSORA

Ela tinha os cabelos lisos, acho que viviam puxados para trás, e usava óculos como toda professora que se preza (ou que se prezava, na época). Uma pele clara, uma voz macia, Tia Márcia foi a minha professora predileta. Na verdade, mal me lembro de ter tido outra, pelo menos não nessa primeira infância.

Uma vez resolvi fazer-lhe um presente, com toda a minha dedicação e carinho. E a minha idéia genial foi preencher um caderno em branco com beijos sem fim. Passei batom e iniciei a epopéia. Horas beijando as folhas em branco do caderno. Revezando algumas cores do batom, para ficar mais bonito. Limpava a boca do vermelho e passava o rosa, depois o vinho, virava a folha e continuava com o batom marrom, provavelmente tirado da gaveta de minha mãe. Depois de muito caprichar no biquinho, para que os beijos ficassem lindos e meio redondos, encapei com cuidado, escolhi uma folha bonita e escrevi o nome dela em letras garrafais: Tia Márcia. Pra finalizar, escrevi na capa qualquer coisa como “mil beijos para a professora que eu amo”, e entreguei a ela.

Hoje, tudo o que consigo pensar é que esse é o presente mais nojento que alguém pode receber. Imagine que as folhas ficaram grudentas, meio melecadas e, obviamente, deveriam estar cheia de bactérias, além de ser absolutamente inútil, é claro.

No entanto, a reação da tia Márcia foi surpreendente. Nem preciso fechar os meus olhos para lembrar-me daquele recreio, nós duas no pátio enorme da escola, eu lhe entregando, de forma singela — quase tímida — minha grande obra de arte. Tia Márcia recebeu, abriu e logo estava radiante. Sorriu e me abraçou como se ganhasse uma jóia preciosa. Ela folheava aquele caderno nojento e sorria felicíssima, repetindo que era lindo, que ela amara, demonstrando um encantamento que me encheu de alegria e orgulho. Meu presente fora um sucesso, eu tinha agradado afinal de contas. O que mais quer uma criança, a não ser agradar? Mesmo quando erra, e irrita, é agradar que elas querem.

Hoje, na minha memória, chego mesmo a achar que a tia Márcia tirou os óculos para enxugar uma lagriminha, que teimava em cair. Talvez isso seja um pouco demais, talvez seja fruto da minha memória poética, que guardou ali, naquele instante tão tolo e fugaz, um instante de completude e alegria. E disso, são capazes os professores.

Eu, na minha profissão, por mais que me empenhe, dificilmente darei a alguém esse pequeno presente de amor. Ninguém nunca falará: “Conheci uma consultora inesquecível”. Ou “A primeira analista de RH que conheci, mudou a minha vida”. Não, não existe. Essa possibilidade de cravar-se na memória do outro, tal qual uma prensa que nunca se solta, é um prêmio concedido apenas a alguns papeis. Alguns personagens que, afora todos os problemas e desânimos, são capazes de encantar-se com um caderno em branco, lotado não de só de marcas de batom, mas de amor e gratidão.

Por Kika Coutinho

Fonte: http://www.cronicadodia.com.br/2009/10/aquela-professora-kika-coutinho.html





domingo, 10 de junho de 2012

Dia dos Namorados


A arte de presentear

Olá Pessoal!

Estamos perto de mais uma data em que presentear outra pessoa é fundamental.

Saber presentear, porém, é uma arte que nem sempre é bem trabalhada e, muitas vezes, acaba-se por conseguirmos um efeito contrário ao que imaginamos.

Vamos ver algumas dicas a respeito do assunto?

Em primeiro lugar, o presente deve ser escolhido com carinho. Isto é muito importante. Não basta que cheguemos a uma loja e logo peçamos, por exemplo, o mais caro. Isto não será garantia de que vai agradar.

Procure se colocar no lugar da pessoa a ser presenteada e isto tornará a tarefa de escolher um pouco mais fácil.

A originalidade é fundamental, principalmente em ocasiões como aniversário e dia dos namorados. Evite o lugar comum como caixa de bombons ou flores. Nestas situações, a imaginação e o efeito surpresa são o mais importante.

Dependendo da situação, você poderá imaginar que o presente em espécie ($$) seria a melhor opção. Se for este o caso, lembre-se que a pessoa a ser presenteada deve ser razoavelmente íntima e a quantia razoavelmente generosa! Não entregue o dinheiro em mãos. Procure colocá-lo em um envelope bem caprichado e este envelope, por sua vez, acompanha uma lembrancinha (vasinho de flor, caixa de bombom, livro, etc).

Quem tem alguma habilidade manual, pode fazer o presente a ser dado para a outra pessoa, mas isto somente se a habilidade for mesmo de primeira linha!

As bebidas não são o presente ideal a ser dado para um homem. Acaba por parecer comprado de última hora, ou retirada de sua própria adega. Tente evitar, fazendo esta opção somente se o presenteado for realmente um apreciador e a bebida de muita categoria.

As flores devem ser encaradas como um agrado e não como um presente em si. Muita gente gosta de levar flores a quem, por exemplo, está hospitalizada (o). É péssimo. Não há onde colocar e só atrapalha o local que já é pequeno. Prefira, para estas ocasiões (hospitais) lembrancinhas simples que farão a distração de quem está de cama (livro, jornais do dia, revistas, jogos, etc.). Apesar de simples, serão muito bem-vindos.

A embalagem é tudo. Capriche e o efeito será outro para quem recebe.

Ao receber qualquer presente, agradeça e abra-o na frente de quem deu.

Nunca vá à casa de alguém sem levar uma lembrancinha.

Se te perguntarem o que gostaria de ganhar, não precisa dizer "nada", "não se preocupe" ou coisa parecida. É preferível que dê uma dica ("adoro ler"), pois a pessoa está te solicitando.

No trabalho, o subordinado não deve presentear o chefe. Pode oferecer um cartão, uma planta, uma caixa de chocolates, oferecer-se para ajudar na preparação da festa, envio dos convites ou outra coisa simples. Uma secretária, se presentear o chefe, deve procurar um presente do qual toda a família dele possa usufruir (uma cesta com comidas, bebidas, chocolates).

Por fim, sempre agradeça o presente recebido. Seja pessoalmente, seja com um cartão pessoal.

É isso aí! Espero que tenham aproveitado as dicas e que tenham um Dia dos Namorados muito gostoso e acompanhado de um presente muito especial!

Até a próxima!

Por: Colunista  Ligia Marques
Fonte: http://www.assuntodemodelo.com.br/Colunas_Det.asp?Cod=7&id=57