Páginas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Como dar um cachorro de presente


Por: Almada Negreiros

Pensando em dar um cachorro de presente para um ente querido? O processo é maior do que apenas comprar um cachorrinho, enrolá-lo em um lindo pacote com arcos e uma etiqueta de presente e colocá-lo em baixo de uma árvore (por razões óbvias, essa não é uma boa idéia)...

Na verdade, há mais coisas sobre essa decisão do que em qualquer outro presente que você poderia dar. Ser dono de um cachorro é uma responsabilidade enorme, e os cachorros também são normalmente dados de presente com um alto nível de consideração. Quando você dá um cachorro de presente sem muita deliberação, você está arriscando causar uma situação em que o cão é rapidamente posto para adoção – uma conseqüência bastante comum de dar cães como presente. Você nunca deve sentir-se totalmente justificado em surpreender um amigo ou um ente querido com um cão. Certifique-se que a pessoa deseja um cão para que ele seja sem dúvida alguma um membro bem acolhido e feliz da família.

1) Essa pessoa já expressou um desejo pela companhia de um cachorrinho?
Se sim, você pensa que ela deixou isso de forma clara e séria? Se a resposta é “não, ela nunca realmente disse que queria um cachorro” ou “sim, mas ela disse aquilo há um tempo”, ou “sim, mas eu não tenho certeza qual raça ela quer”, então, não dê um cachorro de presente. Para dar a alguém um cachorro, você realmente deve ao cão e a pessoa analisar a gravidade da decisão e fazer todas as considerações necessárias.

Se a resposta para a questão for “sim, repetidamente e recentemente”, então você deve perguntar por que sua amiga já não comprou um cachorro. As pessoas podem falar sobre querer comprar um cachorro enquanto honestamente reconhecem que isso não acontecerá porque elas sabem que a situação atual não é favorável à posse de um animal de estimação.

2) Considere o estilo de vida e o ambiente em que a pessoa vive.  
Examine a vida dele com a mesma precisão que você examinaria a sua. Não pense sobre comprar um cachorro pra ela de presente ao menos que você a conheça bem o bastante para examinar atentamente e confortavelmente e concluir que ela está pronta para ter um animal de estimação. O trabalho dela exige que ela viaje muito? Ela gasta muito tempo fora de casa? Ela tem dinheiro suficiente para providenciar cuidados veterinários e pagar pela comida e brinquedos?

3) Quem é a pessoa que quer o cachorro? 
É seu melhor amigo que perdeu seu amado animal de estimação anos atrás, ou seu sobrinho de cinco anos que nunca teve um animal de estimação? Obviamente, cada pessoa tem uma história diferente e duas pessoas não tem as mesmas razões para querer um cachorro. Mas você, o potencial presenteador, deve avaliar o nível de responsabilidade e cuidado que esta pessoa pode se comprometer para cuidar do cachorro. Se você está pensando em dar um cão para uma criança, fale com os pais primeiro. Não fazer isso pode causar estresse e tensão involuntária entre todos envolvidos, e é o que normalmente leva estes cães a serem dados para adoção pouco tempo depois.

E mesmo que você esteja dando o cachorro para um amigo que recentemente demonstrou sua devoção a um animal falecido, você tem de ser cuidadoso em avaliar o estado emocional dele para aceitar outro animal nesse momento. Muitas vezes as pessoas sentem que certo amigo necessita de companhia, ou tem estado de luto por tempo suficiente pela partida de um animal de estimação e precisa sair dessa se apaixonando por um novo animalzinho. Dar um animal para alguém sob estes pretextos normalmente não é eficaz e pode facilmente resultar em dor e confusão pelo potencial dono e o cachorro.

4) Escolhendo um cachorro. 
Se você tem examinado cuidadosamente a situação e pode seguramente concluir que um cachorro seria um excelente e amado presente, então você precisa dar à pessoa um cachorro que se enquadre bem com o estilo de vida e condições de vida da pessoa. Se você já sabe qual tipo de cachorro ela tem em mente, então boa parte do trabalho está feito. Se não, então considere o seguinte antes de comprar o cachorro:
  • Há crianças pequenas ou outros animais de estimação naquela família? A presença de crianças pequenas ou outros animais – além da idade, tamanho e temperamento – podem afetar significativamente a raça do cachorro que você escolhe.
  • Que tipo de local o seu amigo ou primo tem? Ele pretende que o cão viva fora de casa ou dentro, ou de vez em quando ficar fora de casa?
  • A pessoa quer um cachorro grande ou pequeno? Que tipos de atividades ela espera dividir com seu novo companheiro? Se corridas ou Frisbee estão entre elas, então há chances de que ela não quer um “lingüicinha”.
  • Se você não tem certeza absoluta sobre essas questões, então você não deve se sentir preparado para presentear seu amigo com um cachorro.
5) Alternativas mais seguras. 
O que nós sugerimos é o que muitos especialistas em animais de estimação recomendam: se seu ente querido é uma criança pequena ou um adulto maduro e não importa quão confortável você se sinta sobre o desejo de ele acolher um cachorro na vida dele, a maneira mais segura de dar um cachorro de presente é dar a ‘promessa’ de um cachorro. Em outras palavras, você pode comprar algum acessório de proprietários de cães – uma coleira ou uma bola de cachorro, caminha de cachorro, alguns brinquedos pra cachorro – então envolva-os bem e presenteie-os ao invés de um cachorro. Dessa maneira, a pessoa pode decidir se aceita sua oferta. Se sim, então você pode levar ela junto pra escolher o cachorro, feliz de que cão e dono vão criar aquele precioso laço e que esse grande passo na vida foi tratado da forma respeitosa que ele merece.

Fonte: http://www.comofazertudo.com.br/como-dar-um-cachorro-de-presente

DICAS IMPORTANTES:
Em vez de comprar, você pode adotar um animal, mesmo assim deve se tomar as mesmas precauções acima, antes de adquirir o animal para dar de presente para outra pessoa.
LEMBRE-SE: ANIMAL NÃO É OBJETO 
Existe um compromisso com aquele ser vivo que irá requerer atenção e cuidados por muitos anos.
É de sua responsabilidade garantir que este animal não irá parar na rua ao primeiro sinal de transtorno que causar ao presenteado.