segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Presentes de Natal no Trabalho
Com a chegada do Natal, mais do que nunca, é preciso lembrar que presentear é uma arte que exige bom gosto e boa vontade. No ambiente profissional devemos tomar cuidados especiais ao fazê-lo, pois não é o mesmo que escolher um presente de Natal para um amigo especial ou o namorado - de quem já conhecemos os gostos e preferências.
Na empresa, ou qualquer ambiente profissional, um detalhe equivocado pode passar uma mensagem, no mínimo, desagradável - e nem sempre as gafes são perdoadas facilmente neste ambiente.
Presente para o chefão!
Você tirou o seu chefe ou o seu amado como amigo secreto. Calma! Nada de gastar fortunas. O amigo secreto é apenas parte da festa e o seu presente não vai mudar a sua vida e a opinião deles a seu respeito.
Pode-se dar um presente para o diretor de outro setor?
Sim, você pode dar um outro presente, mas somente se vocês trabalharem juntos no dia-a-dia. Do contrário, não é preciso.
Além do amigo secreto!
Se você tem uma secretária ou um boy que te ajudam muito o ano inteiro, é simpático dar uma lembrança para eles. Nada muito caro, mas algo que demonstre que você reconhece o seu desempenho.
E os amigos?
Se quiser presentear um amigo do trabalho que não participou da festa de amigo secreto, ou mesmo que não seja do seu setor, é melhor entregar o presente fora da empresa - assim você não provoca ciúmes.
Para as mulheres: é fácil fugir dos bombons e flores
» Lenços e echarpes são uma boa escolha. Flores são uma opção para presentear na última hora se estiver indo passar a noite de Natal na casa dela;
» Bijuterias são sempre bem-vindas, mas jóias estão fora de questão. Brincos e broches são mais fáceis de acertar do que anéis e gargantilhas;
» Porta-retratos, caixinhas decorativas, porta-sachês acompanhados de um delicado sachê também têm boas chances de agradar;
» Só mulheres presenteiam mulheres com perfumes. Ainda assim, apenas se souberem exatamente a marca que a outra usa;
» Acessórios são sempre bons presentes, como pasta de trabalho ou porta cartões;
Para os homens - não precisa ser mais uma gravata.
» A gravata é óbvio demais. Que tal capas de botão? Ou suspensórios - se você já o tiver visto usando um;
» Camisas polo são bem-vindas, mas esqueça camisetas com piadinhas ou slogans nas costas;
» Se ele fumar charutos, há uma série de acessórios: cortador, cinzeiros e porta-charutos de bolso, ou até mesmo um único e bom charuto cubano;
» Objetos de escritório também agradam - até mesmo pequenas esculturas decorativas;
» Bebidas só se você sabe das suas preferências. Escolha um vinho de uma boa safra ou um uísque importado.
Pense antes de comprar e pense com carinho! Alguns presentes são uma escolha elegante e podem ser dados sem medo. Há ótimos livros de arte, lançamentos em DVD e mesmo objetos relacionados ao hobby da pessoa.
Se souber que a pessoa joga tênis, golfe ou coleciona algum tipo de objeto (como pinguins, xícaras antigas, soldadinhos de chumbo, carrinhos ou caixinhas musicais), presentear com essas coisas será fácil e é muito especial para quem recebe.
Por: Claudia Matarazzo
Fonte: http://www2.uol.com.br/claudiamatarazzo/trabalho16.shtml